Nos últimos anos a ação terapêutica da Cetamina vem se ampliando, através de evidências clínicas com suporte científico sólido. Já utilizada desde 1970 como tratamento da dor, a Cetamina que é considerada uma medicação anestésica, tem demonstrado outras ações terapêuticas como ação antidepressiva em casos de depressão grave refratária. Mais recentemente a terapia com Cetamina tem ganhado força em associação com a psicoterapia, denominado de Psicoterapia Assistida com Cetamina. Esta nova modalidade de tratamento dentro da medicina tem sido denominado de medicina psicodélica, aonde a ação não ordinária de consciência da medicação, também chamado de psicodélica, associado a psicoterapia otimiza o resultado terapêutico da psicoterapia em casos aonde existe um fator traumático importante associado a dor crônica, depressão e ansiedade, muitas vezes diagnosticado também como Transtorno do Estresse Pós-Traumático.
Existem evidências pré-históricas do uso de plantas com propriedades psicoativas em cerimoniais ritualísticos, por exemplo, sabe-se que os nativos americanos há 3.780 a 3.660 a.C. utilizavam o peiote ou mescal, que é um pequeno cacto sem espinhos, nativo do México, que tem substâncias alcaloides psicoativas, particularmente a mescalina. As tribos indígenas, por evidências arqueológicas supostamemente há 1.500 e 2.000 a.C. já utilizavam o chá de ayahuasca, para fins curativos e religiosos. Os indígenas do México e da América Central utilizava um cogumelo marrom conhecida como psilocibina em seus rituais de cura religiosos chamado pelos astecas de teonanácatl, ou “carne dos deuses”.
A explicação do benefício da psicoterapia combinada com a Cetamina esta relacionado à alguns fatores como ao seu efeito de relaxamento, ansiolítico e antidepressivo o que pode facilitar intervenções psicoterápicas, aumentando a empatia e a conexão, entre o terapeuta e o paciente. Durante a psicoterapia assistida com a cetamina o paciente tem maior chance de acessar um evento traumático que pode ser seu gatilho de dor, ansiedade e depressão, sem culpa, sem raiva, sem medo, sem dor, ou seja, minimizando ou eliminando as ruminações negativas com pensamentos disfuncionais que se formaram após o evento traumático e com a ajuda psicoterápica ressignifica-los, conhecido como” insight “, novas interpretações, que produzem criatividade na resolução dos nossos problemas, alguns deles crônicos que são a causa de sofrimento.
Por ter mais de meio século de utilização médica a Cetamina se demonstra uma medicação segura, além disso, a Terapia Assistida com Cetamina é realizado em ambiente médico seguro com aplicação endovenosa com uma equipe que inclui: o médico, a enfermeira e o psicólogo, sendo este último quando indicada a combinação com a psicoterapia.
modulação hormonal bioidêntica
A terapia hormonal é indicada quando existe a diminuição e consequência deficiência hormonal em nosso organismo e é no envelhecimento aonde as suas deficiências mais acontecem. O envelhecimento é inevitável, mas isto não significa que não passamos fazer nada para amenizar o envelhecimento patológico ( ex: sarcopenia, osteoporose, depressão, perda da memória, sobrepeso e ou obesidade, fadiga e etc.)
medicina funcional e integrativa
O ortomolecular é uma prática da medicina que objetiva primariamente a prevenção e tratamento dos mecanismos bioquímicos causadores de doenças crônicas, utilizando de meios mais próximos do fisiológico e natural. Alguns princípios da prática ortomolecular: individualidade bioquímica, foco no paciente, equilíbrio dinâmico, interconexões entre os diversos sistemas fisiológicos, saúde como vitalidade, promover a desintoxicação natural do organismo.
cannabis medicinal
O uso medicinal da cannabis já é descrito há milhares de anos mas somente recentemente ganhou força na medicina moderna após a descoberta de receptores específicos para os componentes da Cannabis, o que se descreveu como “sistema endocanabinoide”. A Clínica Higashi foi uma das pioneiras a utilizar a Cannabis Medicinal como tratamento médico no Rio de Janeiro (2015), naquela época, existiam muitas barreiras burocráticas o uso da cannabis medicinal, no entanto, hoje, isto mudou.
pesquisa de metais pesados e organofosforados
Os contaminantes ambientais têm sido relacionados várias doenças crônicas e por essa razão o estudo da exposição e a presença de tóxicos de diferentes tipos incluindo metais pesados, pesticidas, organofosfatos, ftalatos, xileno, cloreto de vinila, inseticidas de piretrina, entre outros.
nutrologia e medicina esportiva
A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ( ex: perda muscular) ou excesso (ex: aumento de gordura corporal).
neuropsiquiatria e neuroestimulação cerebral
Neurologia é a especialidade médica que diagnostica e trata as doenças do sistema nervoso a qual inclui o cérebro e os nervos periféricos. Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é uma nova modalidade de tratamento capaz de estimular o cérebro através de um método indolor, não-invasivo.
terapia da dor
A dor é a principal causa de afastamento do trabalho no mundo, pois quanto mais tempo com a dor, maior a chance dela se tornar crônica e incapacitante pois a dor altera nosso sistema neurológico e aumenta nossa percepção dolorosa tornando-a mais intensa e difusa. Clínica de Dor ou medicina da dor têm como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir a dor do tipo crônica, ou seja, aquela dor que deveria desaparecer em apenas algumas semanas ou dias, mas apesar de tudo persiste.
psicoterapia assistida com cetamina
A ação terapêutica da Cetamina vem se ampliando, através de evidências clínicas e suporte científico. Já utilizada desde 1970 como tratamento na dor, a Cetamina que é considerada um medicação anestésica, tem demonstrado outras ações terapêuticas como ação antidepressiva em casos de depressão grave refratária e mais recentemente a Terapia com Cetamina tem ganhado força em associação com a psicoterapia, a qual tem se denominado de Psicoterapia Assistida com Cetamina.