A dor é a principal causa de afastamento do trabalho no mundo, pois quanto mais tempo com a dor, maior a chance dela se tornar crônica e incapacitante pois a dor altera nosso sistema neurológico e aumenta nossa percepção dolorosa tornando-a mais intensa e difusa. Clínica de Dor ou medicina da dor é uma área da medicina que têm como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir a dor do tipo crônica, ou seja, aquela dor que deveria desaparecer em apenas algumas semanas ou dias, mas apesar de tudo persiste.
Tipos de dores que podem ser tratados na clínica de dor da Clínica Higashi:
Tratamentos para alívio ou eliminação imediata da dor da Clínica Higashi
Técnicas Especiais de Injeção no tratamento da dor: Quando a dor se torna de intensidade moderada a intensa as técnicas especiais de injeção (procedimento para dor) é uma modalidade de tratamento avançado para alívio e controle da dor, pois consegue direcionar com uma agulha especial medicação no foco exato da dor (ex: nervo, músculo, raiz, tendão e etc).Existem vários tipos de técnicas especiais de injeção para o tratamento da dor. Cada técnica têm sua indicação precisa. Entre as técnicas especiais de injeção para tratamento da dor podemos citar o bloqueio epidural, bloqueio facetário, injeção sacro-ilíaca, bloqueio simpático nervoso, injeção de trigger-points, proloterapia, bloqueio do nervo ciático, injeção do nervo occiptal e etc. Após a consulta em medicina da dor é indicado o procedimento específico a ser realizado. Normalmente ocorre alívio imediato da dor, porém o processo de melhora pode levar alguns dias, dependendo de cada caso. A técnica especial de injeção é realizado em uma sala específica dentro da nossa clínica de dor. O procedimento requer apenas anestesia local e têm duração média entre 20 a 30 minutos. Apesar das técnicas especias de injeção serem um procedimento seguro em mãos bem treinadas a Clínica Higashi possui equipamento moderno de Desfibrilador Automático Externo e Bolsa-Válvula-Máscara / insuflador manual e equipe treinada para SBV pela American Heart Association, para maior segurança de nossos pacientes.
Medicação oral: em medicina da dor podemos utilizar desde de medicações específicas controladas com alta potência analgésica até analgésicos e antiinflamatórios comuns, o importante é utilizar a medicação correta na dose certa e quando indicado. Algumas medicações derivados do opioide, podem ser uteis, em caso de dor intensa refratária ( receita amarela controlada).
Cannabis medicinal: O uso da Cannabis como tratamento medicinal não é algo novo na humanidade, data de 2700 A.C. Atualmente no total 110 canabinoides distintos já foram isolados, sendo o canabidiol (CBD) e o tetra-hidrocanabinol (THC) aqueles que se apresentam nas maiores concentrações e devido às suas diferentes interações com os receptores do sistema endocanabinoide humano e, portanto, suas atividades biológicas, formulações contendo diferentes dosagens de CBD e THC vêm sendo indicadas para pacientes que se encontram em diferentes contextos patológicos, como exemplo epilepsia, espasticidade na esclerose múltipla , náusea e vômito induzidos por quimioterapia e dor crônica em adultos. (https://diariodorio.com/rafael-higashi-cannabis-medicinal-uma-mudanca-de-paradigma-em-relacao-a-maconha/)
Medicação endovenosa: algumas substâncias podem ser utilizadas via endovenosa, pois sabe-se que a via endovenosa é mais potente em relação a via oral, em casos de crise aguda intensa, medicações específicas por via endovenosa podem ser indicado. (https://youtu.be/R1b6bESVOXE)
Fitoterapia Chinesa: em casos de dor leve a moderado a técnica de acupuntura realizada corretamente por médicos pode ser útil no alívio da dor. Na milenar Fitoterapia Chinesa existem ervas que podem ter efeito poderoso no controle da dor.
Neuromodulação cerebral não invasiva: é uma nova modalidade de tratamento que se utiliza da tecnologia eletromagnética capaz de estimular o cérebro através de um método indolor e não-invasivo. Estudos tem apontado que a dor crônica refratária tem como causa uma disfunção do sistema nociceptivo neurológico cerebral , por isso técnicas de neuromodulação cerebral não invasiva tem mostrado resultado na correção desta disfunção de origem neurológica central.
Programa tratamento especial para Fibromialgia da Clínica Higashi
Mais informações sobre tratamento da dor pelos telefones da Clínica Higashi: Londrina | PR : (43) 9 9930 0185 | (43) 3323 8744 | ou Rio de Janeiro | RJ : (21) 9 8208 4972 / (21) 34398999
AV. AYRTON SENNA DA SILVA, 1055
3º ANDAR, GLEBA PALHANO. 86050-460
(43) 3323 8744 | (43) 3356 1616
(43) 3037- 3373 | (43) 3324 3557
43) 9 9930 0218 | (43) 9 9930 0185
RUA REAL GRANDEZA, 108
SALA 226, BOTAFOGO. 22281-034
(21) 3439 8999
(21) 9 8208 4972
Deixe um Comentário