Clínica Higashi

Londrina | PR : 43 3323-8744
Rio de Janeiro | RJ : 21 3439-8999

Notícias

30/07/2015 "Exercício físico; pedra fundamental para um emagrecimento saudável"
Por que a atividade física é tão importante para um emagrecimento saudável e sustentado? Estudos mostram que é possível emagrecer sem atividade física, porem muito difícil é manter a perda de peso por um longo período se o emagrecimento não estiver aliado a uma atividade regular.

Por que a atividade física é tão importante para um emagrecimento saudável e sustentado? Estudos mostram que é possível emagrecer sem atividade física, porem muito difícil é manter a perda de peso por um longo período se o emagrecimento não estiver aliado a uma atividade regular.

"Mais de 90% das pessoas que emagrecem sem atividade física engordam num período de um a dois anos, voltando ao peso inicial ou até ganhando um peso maior", diz o endocrinologista ortomolecular Dr. Leonardo Higashi, do Centro Médico Athenas.

Mas por que isso ocorre? O especialista explica que isso se dá simplesmente por que quando emagrecemos realizando uma atividade física a perda de peso varia de 70 até 100 % de massa de gordura e quando emagrecemos apenas com dieta ou medicamentos sem exercícios, a perda de peso varia de 50 até 80 % de massa muscular. "O que não é um emagrecimento real, pois o que realmente importa é perder gordura e não músculos. Além do que este falso emagrecimento de perda muscular leva a um aumento da porcentagem da gordura corporal e diminuição do metabolismo celular ou seja, este emagrecimento leva opaciente a engordar com  mais facilidade".

Estudos mostram que pessoas que fazem atividade física têm um maior controle do apetite, devido à secreção maior de um hormônio chamado leptina, que atua no centro regulador da fome, diminuindo a secreção de insulina, que é um hormônio que faz aumentar o peso.


Pesquisas comprovaram ainda que metade dos pacientes com depressão,
tomando medicamentos antidepressivos,começam a melhorar quando passam a
fazer atividades físicas regulares durante o tratamento, isto devido ao aumento natural de serotonina, dopamina e noradrenalina, que são neurotransmissores e que atuam na depressão e no controle da fome também.

Qual o melhor tipo de exercício? "Para o emagrecimento, o exercício tem que ser feito sempre com uma associação entre exercícios aeróbicos e de resistência e força, desde queatingindo a frequ?.ncia cardíaca alvo para queima calórica". Mas, o que é freqüência cardíaca alvo? "É freqüência mínima que os batimentos cárdicos devem atingir para iniciar uma queima calórica, ou seja, o ideal é calcular esta fraquencia e monitorizar durante a atividade física por que se não o paciente pode fazer horas de exercício sem resultados algum".

Siga estas dicas:

. Antes de começar uma atividade, faça uma boa avaliação física;

. Calcule sua frequência
cardíaca alvo;

. Faça uma avaliação da
composição corporal, para ver a
quantidade de gordura e músculos do
seu corpo;

. Monitore sua perda de peso
para ter certeza que você está perdendo
gordura, que é o que realmente importa;
Faça atividade pelo menos três
vezes na semana, de 45 minutos a uma
hora, sempre atingindo sua frequ?.ncia
cardíaca alvo, se possível monitore sua
frequência durante o treino;

. Faça atividade com
orientação, pois os resultados são muito
melhores do que sozinho, e mantenha
uma regularidade por que só assim você
terá uma perda de peso sustentada.

. Um tratamento completo para o emagrecimento
depende de outros fatores também,
como uma alimentação balanceada,
principalmente com baixo índice
glicêmico (pouco açúcar), correção dos
níveis hormonais e controle do apetite
e aumento de gasto energético. Tudo
isso aliado a uma atividade física regular,
conduzida da maneira correta".

athenas fitness Center.jpg 

Para maiores informações sobre emagrecimento saudável entre em contato com a Clínica  Higashi Rio de Janeiro (21) 3439-8999 ou Londrina (43) 3323-8744


Newsletter
Cadastrar